Talento Eclético

Posted on 05/09/2011

0



O ator Michael Dorsey (Dustin Hoffman, de “Entrando numa Fria Maior Ainda” e “Rain Man”) tem uma técnica para interpretação excelente. Seu único problema é que ninguém mais concorda com ele. Sua busca pelo papel e sua paixão pela atuação são inspiradoras… infelizmente, sem sucesso. Entre um teste e outro ensaio, ele trabalha como garçom em um restaurante junto com seu colega roteirista Jeff Slater (Bill Murray, de “Os Caça-Fantasmas”).

Na comemoração de seu aniversário sua amiga e parceira de palco Sandy Lester (Teri Garr, de “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”) está preocupada com um teste que irá fazer no dia seguinte. Michael ajuda a colega a ensaiar para a audição, além de acompanhá-la no dia da apresentação para servir de estímulo. Durante o processo, Michael acaba ganhando o papel de administradora de um hospital em uma série de TV de horário nobre, papel para o qual Sandy havia se candidatado.

O agente de Dorsey, George Fields (Sydney Pollack, de “Destinos Cruzados” e “Conduta de Risco”), sempre tenta conseguir trabalho para seu cliente. Mas Michael sempre tem discordância artísticas, ele é uma pessoa extremamente difícil, até para interpretar um tomate. Agora, o empresário e Jeff terão de ajudá-lo a manter o papel e a farsa, já que ninguém sabe que a atriz Dorothy Michaels, “alter ego” de Michael, é um homem.

Durante as gravações, “Dorothy” acaba apaixonando-se pela linda Julie Nichols (Jessica Lange, de “King Kong”), atriz principal da trama e precisa lidar com John Van Horn (George Haynes, de “Punky – A Levada da Breca” que sente uma atração incontrolável pela Srta. Michaels. O sucesso é fulminante e a mentira fica cada vez mais difícil de ser mantida. O ator usa todos os seus atributos artísticos para solucionar “todos” os problemas…

Filme dirigido por Sydney Pollack, com aplicação na história e deixando de lado os efeitos especiais, “Tootsie” faz de cada gargalhada uma excelente experiência. Este clássico dos anos 80 ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Jessica Lange e foi indicado em mais 9 categorias.

Trailer (YouTube):

FICHA TÉCNICA:

Tootsie (EUA – 1982)

Direção: Sydney Pollack / Roteiro: Murray Schisgal, Larry Gelbert / Produção: Sydney Pollack, Dick Richards, Ronald L, Schwary / Elenco: Dustin Hoffman, Jessica Lange, Teri Garr, Bill Murray, Dabney Coleman, Charles Durning, Sydney Pollack, George Gaynes, Geena Davis / Produção Executiva: Charles Evans / Desenho de Produção: Peter Larkin / Figurino: Ruth Morley / Diretor de Fotografia: Owen Roizman / Edição: Fredric Steinkamp, William Steinkamp / Música: Dave Grusin / Duração: 116 minutos / Lançamento: 17 de dezembro de 1982.

Boa sessão e até a próxima!

Curta o Drops de Cinema no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Drops-de-Cinema/225719337471195

Anúncios
Posted in: Anos 80